BRASIL: ICMBio Paulo Afonso realiza encontro para elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural do Rio São Francisco.

Representantes de órgãos públicos, da sociedade civil,povos e comunidades tradicionais e de moradores do entorno e do interior da unidade de conservação participam do encontro.

No período de 02 a 06 de maio, será realizado, em Paulo Afonso, a Oficina de Plano de Manejo do Monumento Natural do Rio São Francisco . O encontro, um dos mais importantes na etapas dentro do processo de construção do documento, contará com a participação de representantes de vários setores.

Durante os cinco dias da oficina, a equipe irá trabalhar na construção do propósito da unidade, na elaboração suas declarações de significância, na indicação de seus recursos e valores fundamentais, na identificação das necessidades de dados e planejamentos, na construção do zoneamento e das normas das zonas e, por fim, na elaboração das normas gerais da UC.

Segundo o chefe do ICMBIO Paulo Afonso, Emerson Leandro, “O processo é trabalhoso, mas será muito importante tanto no quesito Ambiental quanto na segurança jurídica que os usuários da Unidade terão, é um documento que é construído pela sociedade, ela quem escolhe as regras e normas, que serão aplicadas pela gestão.”

São 5 cidades envolvidas e 3 Estados: Paulo Afonso na Bahia; Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Piranhas em Alagoas e Canindé de São Francisco em Sergipe.